Veja como preparar filé de tilápia com molho cremoso de palmito
CULINÁRIA l 28/04/2014 10h36
O programa Caminhos do Campo deste domingo (27) mostrou a receita de filé de tilápia ao molho de palmito. As dicas foram dadas pela dona de casa Márcia Maldonado. Ela e o marido saíram de São Paulo há quatro anos para morar uma chácara em Cafelêndia, interior do Paraná, onde decidiram criar peixes em açudes. A ideia deu certo, e os negócios têm apresentado bons resultados. Ao todo, são 90 mil tilápias. Confira a receita que é sofisticada e simples ao mesmo.

Ingredientes
- 400 gramas de filé de tilápia
- três tomates sem pele e sem sementes picados
- uma cebola grande cortada em rodelas
- três colheres (sopa) de azeite extra virgem
- duas colheres (sopa) de salsa picada
- suco de um limão
- sal a gosto

Para preparar o molho
- 300 ml de leite
- três colheres de farinha de trigo
- 100 gramas de manteiga
- uma colher (sopa) de azeite
- 200 gramas de queijo mussarela ralado
- 200 ml de creme de leite
- um vidro de palmito picado
- 100 gramas de batata palha
- sal a gosto

Modo de fazer
Primeiro tempere os filés de tilápia com sal e limão. Distribua-as em uma forma com o azeite. Por cima do peixe espalhe o tomate, a cebola e a salsinha picada. Antes de colocar para assar aqueça o forno a uma temperatura de 200 graus. O peixe leva apenas de 15 a 20 minutos para assar. Enquanto o peixe assa você deve preparar o molho.

Coloque a manteiga e o azeite no fogo. Espere a manteiga derreter bem e só depois acrescente a farinha. Misture. Quando a farinha estiver tostadinha, coloque o leite e mexa mais um pouco até formar um creme homogêneo e engrossar. Depois é a vez da mussarela e do palmito. Por fim veja se precisa usar uma pitada de sal. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.  Peixe assado e creme pronto espalhe o creme sobre os filés e volte à receita ao forno por mais uns 15 minutos até dourar. Para servir a dica é usar batata palha em cima do prato. Um jeito saboroso e crocante de degustar a tilápia.

Para confierir o vídeo desta receita clique aqui.

Veja Também
Comentários