Empresária de Loanda ensina receita de caldo de mandioca com churrasco
CULINÁRIA l 27/10/2014 09h29


A empresária Letícia Souza Salvador de Loanda, ensina a preparar a receita que criou de caldo da mandioca com churrasco amanhecido.

Ela conta que o prato surgiu durante uma festa junina no sítio de um tio para aproveitar a sobra do churrasco. “Foi feito especialmente para a festa junina – aquele costume de fazer churrasco e sempre sobrar pedaço na grelha: como aproveitar?”, relembra.

Letícia diz que já tinha preparado a receita com carne moída, porém, o churrasco proporciona um sabor diferente ao prato. Como apreciadora de comida caipira, a empresária explica que escolheu ingredientes típicos da região: mandioca e gado de corte.

A receita de Letícia é a finalista da região noroeste do concurso “Receitas Paranaenses” do Caminhos do Campo.
(veja o vídeo)

Ingredientes:
- 2kg de mandioca
- 1 kg de churrasco (cortado em cubinhos bem pequenos)
-  óleo a gosto
-  2 cebolas de cabeça (pequenas)
- 4 dentes de alho
- 1 colher de colorau
- pimenta-do-reino a gosto
- 1 vidro de leite de coco
- cheiro verde a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe a mandioca em panela de pressão. Não jogue fora a água em que ela foi cozida. Reserve. Em uma panela grande coloque o óleo, doure o alho e a cebola, logo em seguida adicione a pimenta-do-reino e o colorau. Deixe fritar mais um pouco. Junte o churrasco amanhecido e frite bem. Enquanto isso, bata a mandioca com a própria água no liquidificador e vá misturando aos poucos com a carne, quando terminar ajuste o sal e junte o leite de coco e o cheiro verde. Se preferir o caldo um pouco mais ralinho e só ir colocando água aos poucos.

Fonte: RPC TV

Veja Também
Comentários