Agosto é o mês do Festival da Matemática no Paraná
PARANÁ l 18/08/2017 11h08
Acontece em agosto no Paraná o Festival da Matemática, ação que integra o Biênio da Matemática 2017-2018. Durante o mês as escolas da rede estadual desenvolvem oficinas e cursos que trabalham conceitos da disciplina de modo prático e criativo. As atividades incluem caça ao tesouro, jogos matemáticos, xadrez humano, bingo matemático, oficinas de pipa, origami, circuito matemático e exposições de textos matemáticos.
Os estudantes irão participar também de gincanas, desafios matemáticos, paródias, mágicas por meio da matemática, exposições de artes, jogos eletrônicos, palestras, minicursos e sessão de cinema.

As ações são acompanhadas pela equipe de Matemática do Departamento de Educação Básica e dos 32 Núcleos Regionais da Secretaria da Educação do Paraná. “Temos uma proposta ampla de atividades e cada escola define como melhor trabalhar o Festival da Matemática com seus alunos, com apoio dos Núcleos e da Secretaria da Educação”, explica o chefe do Departamento de Educação Básica, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari.

Na Capital as atividades começam nesta sexta-feira (18), às 14h, com a abertura do Festival de Matemática de Curitiba, no Centro de Eventos Sistema Fiep. Uma mesa-redonda discute a aplicação da disciplina na vida e carreira de profissionais de diferentes áreas. No sábado (19), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), acontecem cursos para professores e estudantes da área, exibição de filmes curta-metragem e atividades para o público em geral, ao longo do dia.

Confira a programação

O Festival de Matemática é promovido em parceria com instituições de ensino superior, entidades privadas e secretarias municipais de educação, entre outras.

LANÇAMENTO - A abertura do Festival de Matemática aconteceu no Teatro Positivo, em Curitiba, em 09 de agosto, com a presença de 2,4 mil participantes, incluindo estudantes do ensino fundamental e ensino superior, professores e representantes de instituições de ensino. O evento contou com palestras do professor Yuan Jin Yun, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de César Camacho, Pesquisador Emérito do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

BIÊNIO - O Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa foi estabelecido pela Lei Federal n.º13.358, sancionada em novembro do ano passado. O objetivo é homenagear a Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, ambos com sede no Brasil.

www.bieniodamatematica.org.br

Veja Também
Comentários